quarta-feira, 31 de agosto de 2011
PRA QUEM JA É PROF
O Grupo de Estudos em Educação Infantil (GEIN) e a Linha de Estudos sobre Infâncias do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS promovem o Curso Formação de Professores: Qual é a cor da cultura na educação infantil?. A atividade será realizada dias 29 de setembro, 27 de outubro, 24 de novembro e em março de 2012, às 18h30, na sala 601 da Faculdade de Educação (FACED). A coordenação é das professoras Leni Vieira Dorneles e Gladis Elise Kaercher. Vagas limitadas para professores da Educação Básica. Informações pelo email acordacultura@hotmail.com.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIelspRhbmhJsQyPIfHnq-KffRXmACMq1xGhytv7MnS5hIKmdnO9YYoJoSHcuE8_EVeDK0IJGG7lC1JRSMW5LJ7QS7DNMZeaj600KLjfhg0WvDqoMqA9ybikWW-rK1Nuwugeucl6M8dUWd/s400/atomo.jpg)
Pessoal,
Deem uma olhadinha nesse site de física. É bem legal e tem outros sites ainda da mesma rede sobre varios assuntos escolares. Pra que tem filho em idade escolar.
OBS: tem que fazer um cadastro para ter acesso as informações, simulados e provas on-lines
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
terça-feira, 23 de agosto de 2011
“Os mistérios do Autismo - Mitos e Verdades”
Praça XV de Novembro, 16. Porto Alegre - CentroTel: +55 51 30617040 www.iergs.com.br
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
terça-feira, 16 de agosto de 2011
NAPNE promove Curso sobre Inclusão e Acessibilidade para Todos
Em conjunto com as Diretorias de Ensino e de Extensão, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do IFRS Campus Porto Alegre está promovendo, de 16 de agosto a 6 de dezembro, um curso de educação continuada com enfoque na Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEs) em escolas, bibliotecas e na sociedade e Acessibilidade para Todos.
Trata-se de um curso de Extensão interinstitucional e interdisciplinar, realizado pelo IFRS Campus Porto Alegre e o Departamento de Ciências da Informação (DCI) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (FABICO/UFRGS).
A proposta do curso visa atender um público diversificado, incluindo professores, técnicos-administrativos, acadêmicos de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS, alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS e demais interessados da comunidade externa.
O curso será desenvolvido na modalidade presencial, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE para publicação dos conteúdos ministrados no Curso e como espaço de interação entre os participantes e ministrantes através de Fórum de Discussão.
Os conteúdos temáticos serão distribuídos em oito módulos ministrados pelos palestrantes convidados, com encontros presenciais quinzenais, sempre nas terças-feiras à noite, das 18h30min às 21h, no Auditório 2 da FABICO/UFRGS, totalizando a carga horária de 80h.
De acordo com a coordenadora do NAPNE do IFRS Campus Porto Alegre, professora Lizandra Estabel, os conteúdos estão em consonância com a ação do Programa TECNEP/MEC (Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas), com o objetivo principal de criar na Instituição e na sociedade a cultura da “educação para a convivência” e aceitação da diversidade.
Ao final dos encontros, os participantes receberão certificado de participação emitidos pela Diretoria de Extensão (DEXT).
As inscrições podem ser feitas através do e-mail napnes@poa.ifrs.edu.br.
7a Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZpbzfHxArqFvygn_YugvauUPSWuLkM_lLXnIknTeHR_OwOx7SA9MofQzYwxgXSoVQq9WjyZaft-zAnGMaNO2BU-nhABfxfVb3b2SiT_M3dUmpUZTAQS082pqVHvLA_kmtJ9oWZ5J7qcr8/s400/Cartaz+MR+titulo+central.jpg)
A Jornada será desenvolvida por meio de exposição de pôsteres e apresentações orais com discussão dos trabalhos em sessões temáticas, distribuídas pelas seguintes subáreas de conhecimento: Botânica, Ecologia, Ecotoxicologia, Educação Ambiental, Engenharia Ambiental, Genética Toxicológica, Geologia, Geoquímica Ambiental, Gestão Ambiental, Microbiologia, Paleontologia, Química Ambiental e Zoologia.
Informações:Secretaria Geral - FEPAMTelefones/Fax:
(0 xx 51) 3334-6765
(0 xx 51) 3334-4583
E-mail: jornada@fepam.rs.gov.br
Homepage: http://www.fepam.rs.gov.br/jornada
FZB/RS - Informações:(0 xx 51) 3336 3281/3320.2033
Fax: (0 xx 51) 3336.3306
E-mail: jornada@fzb.rs.gov.br
Site: http://www.fzb.rs.gov.br/
Programação do Evento
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Mini hortos em pequenos espaços
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Réplicas de fósseis originais estão em exposição com entrada franca até 28 de agosto
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgSsO_xQjZqbmvsfdLWNY_Bba9GW-pX2ZVqEuT-Pp7Fr33SJgIL4XX6vyLGV4zpjmtU3NnP40BiNXKyEnYLRCiDHVlFt6nPUncudFvhptPUyeXj-LIfThl7wQl9FHoQAdXaEE2drM642TT/s400/Dinos.jpg)
A exposição Dinossauros da Patagônia estará no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, até o próximo dia 28 de agosto. São dez réplicas de fósseis originais encontrados na região ao sul da Argentina pertencentes a espécies de 230 milhões de anos atrás. Os fósseis originais estão em exibição no Museu Egidio Feruglio, em Trelew, a cerca de 1.500 km de Buenos Aires.
A mostra itinerante é trazida ao Brasil pela Multiplan, e a Porto Alegre pela empresa MK Group. “Ressaltamos que as réplicas não só correspondem a sua dimensão e forma originais, mas também à cor, porque está relacionada aos sedimentos e minerais, que substituiu a parte orgânica dos ossos até transformá-los em fósseis com cores características desses minerais”, diz Claudio Nathan, responsável pela MK Group.
Pela sua característica de ventos e formações sedimentares, a Patagônia é um dos poucos lugares em que é possível encontrar fósseis 80% completos. Nathan acrescenta que há muito a ser encontrado ainda, pois estima-se que o que foi localizado é apenas 10% do que deve existir no local. Os dinossauros da exposição contam com mil e duzentas peças de ossos e demoram cinco dias para serem montados por paleontólogos argentinos que acompanham a mostra.
A maior peça da exposição, o Giganotosaurus Carolini, é o maior dinossauro da América do Sul, medindo cerca de 14 metros de comprimento. A espécie é considerada similar ao Tiranossauro Rex, mas é ainda maior que este, com crânio de 1, 80m de largura.
As espécies em exposição são do período Triássico, Eoraptor Lunensis e Herrerasaurus Ischigualensis; do período Jurássico, Piatniskysaurus Floresi; e do período Cretáceo,Giganotosaurus Carolini, Epachtosaurus Sciutoi, Carnotaurus Sastrei, Amargasaurus Casaui,Titanosaurus Australis, Abelisaurus Comahuensis e Gasparinisaura Cincosaltensis.
O Barra Shopping Sul fica na Avenida Diário de Notícias, 300, em Porto Alegre. A exposição Dinossauros da Patagônia tem entrada grátis e funciona no mesmo horário do shopping: de segunda-feira a sábado, das 11h às 23h e aos domingos, das 11h às 21h. Para maiores informações, acesse o site do shopping.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Determinantes da qualidade da educação fundamental no Brasil: uma análise com dados do SAEB
Smam faz Seminário Gestão de Resíduos da Construção Civil
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e o Instituto Biosenso de Sustentabilidade Ambiental promovem no próximo dia 11, a partir das 13h30, no Plenário do Crea-RS (Rua Guilherme Alves, 1.010), o primeiro seminário do Fórum Concertação Ambiental - Soluções Sustentáveis para Porto Alegre. Na oportunidade, especialistas e representantes de entidades públicas e privadas debaterão a gestão dos resíduos da construção civil (RCC). A intenção, segundo o secretário Luiz Fernando Záchia, é construir soluções, de forma compartilhada com a sociedade, para problemas como a destinação do RCC.
Para Záchia, com a proximidade da Copa, é preciso definir de maneira conjunta as soluções para problemas da cidade. "Precisamos construir um grande entendimento público, já que a estimativa é que serão gerados mais de 2 milhões de toneladas de RCC apenas com as obras da Copa. Precisamos enfrentar os desafios e buscar alternativas para superá-los", destacou. Záchia lembrou ainda que outros dois seminários ocorrerão nos próximos meses para tratar do uso do espaço urbano e seus impactos visuais e da orla do Guaíba.
No encerramento do fórum, será lançado o Prêmio Top Sustentabilidade 2011, que reconhecerá trabalhos e ações de destaque no desenvolvimento sustentável. O prêmio prevê três categorias: conscientização, legado e inovação.
As inscrições para o seminário Gestão de Resíduos da Construção Civil devem ser feitas pelo site da Smam ou clicando aqui.
Confirma programação do dia 11:
13h30 - Cadastramento
14h - Abertura com o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia;
15h - As Recomendações e as Regras do Jogo - A Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano de Gestão de Resíduos da Construção Civil de Porto Alegre, com Marília Barum (Smam) e Arceu Bandeira Rodrigues (DMLU);
15h20 - Entre a Lei e a Fiscalização - A Atuação do MP/RS e a Gestão de RCC, com procurador Alexandre Saltz (Ministério Público do RS)
15h40 - O Jeito Certo de Fazer - A Logística Reversa e a Gestão de RCC, com arquiteto Juan Gonzales da I&T
16h - Casos Vencedores - Soluções Ambientais e Socioeconômicas para a Gestão de RCC - Apresentação de Propostas, com engenheiro Gilson Piovesan Jr, da Build Santa Maria, e engenheiro Eduardo Dias Hermeto, da prefeitura de Belo Horizonte
16h45 - Avaliação e Participação dos Debatedores: Ábaco Central de Resíduos, Associação dos Transportadores de Caçambas Estacionárias de Porto Alegre, Câmara Municipal, Pedraccon e Sinduscon-RS;
17h45 - Encerramento e Apresentação de Encaminhamentos com secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia.
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Curso que alguns da turma estavam esperando indicado pela colega Haydée Aline
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4UKlIxuMW3-PuzL3eykAQuPt8E7R4GPqmfgwtTnqEsDydIC29XGFvG2e6MJOJuIlq8oepPuHFubvNSqJm-_EsAF15pHKW56Cg_AonkN6uLYpEPWsZbOUZl9QzvIt-fdM0ywY4RqfzDOsT/s400/ih.jpg)
Objetivos
Suprir a necessidade de melhor entendimento dos métodos e resultados da identificação humana pelo DNA, oferecendo embasamento prático e teórico para processos judiciais, cursos de graduação, pós-graduação e diversas áreas do conhecimento biológicos. Diversos capítulos serão dedicados ao estudo do Sistema HLA e Transplantes de Órgãos. |
•
| O curso será organizado em forma de módulos ou capítulos disponibilizados na plataforma ROODA, semanalmente, durante dois meses. |
•
| Aulas em HTML e Power Point com áudio serão disponibilizadas ao longo do curso via plataforma. Além de aula multimídia sobre Identificação Humana pelo DNA. |
•
| Um DVD para cada aluno inscrito, contendo filme sobre a metodologia do estudo do DNA: extração, amplificação e análise de fragmentos em seqüenciador. |
•
| Chats, fóruns, bibliografia e websites especializados serão indicados e incentivados. |
•
| A avaliação dos alunos será realizada regularmente. |
•
| Diploma de Extensão Universitária da UFRGS ao final do curso. |
|
De 01/09/2011 a 21/10/2011 | |
• | 44 horas de material didático |
• | Inscrições até 27/08/2011
|
Estudantes: R$ 300
Mias informações no site |
|
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdb9h4pTQHdgoSWPt-ZjocM8u8037GIjXqC7t2LMT9Ih0JJIVv5aFmjjpaPO8strktyB27tojOAT32_-511rJW5OWgdQOPHiZ2O8aEJNtLwiRGD06aHenE2r9KyKx4QGZNTZOmw-ig7VXl/s400/cartaz_seminario.jpg)
O Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa convida para o Seminário "O Morro é Nosso - Um Projeto para o Morro Santa Teresa", dias 5 e 6 de agosto, no SENGE.
Nosso objetivo é promover um diálogo com a sociedade e as comunidades da área da Fase no Morro Santa Teresa. Queremos promover a formação dos indivíduos envolvidos, construir um processo que com base nas raízes da comunidade, na história e no imaginário do lugar, se possa planejar a melhor forma de intervenção neste território.
As secretarias de estado serão convidadas a colocar as suas estratégias em relação à área para construção de diretrizes preliminares. Além disso, pretendemos mobilizar a sociedade, as universidades e as entidades sindicais, ambientais e sociais para a busca de critérios para um projeto, metodologia e implantação no morro.
Objetivos
- Captar os dados existentes sobre a área;
- Reunir os diferentes atores relacionados;
- Apresentar outras iniciativas de regularização fundiária, parques públicos e urbanizações existentes no país e no mundo;
- Envolver, motivar e fortalecer a participação das comunidades que hoje ocupam a área;
- Buscar critérios sócio-ambientais de ocupação do território;
- Identificar os valores da comunidade, suas referências sociais, culturais, religiosas; - Criar uma nova forma de intervir no território;
- Iniciar um processo participativo e criar uma metodologia para elaboração coletiva de um projeto para o Morro Santa Tereza.
Programação:
Dia 5 de agosto (Sexta-feira)
19h30 - Morro Santa Teresa - O histórico de uma luta
- Apresentação do Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa e das Associações de Moradores das comunidades que ocupam a área.
- Apresentação dos Secretários estaduais da Habitação, Meio Ambiente e Justiça e Direitos Humanos.
Dia 6 de agosto (Sábado)
8h às 9h - Credenciamento
9h às 12h - A construção de um projeto - Regularização e urbanização, Parque ambiental e descentralização da Fase
Painelistas:
- Betânia de Moraes Alfonsin (Professora do Curso de Direito - PUC/RS
Doutora em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/RJ)
- Beth Arruda (Presidente da Afufe - Associação dos Funcionários da Fase)
- Representante da Fundação Zoobotânica do RS (FZB)
- João Farias Rovati (Coordenação do Programa de Pós-graduação UFRGS/RS
Doutor em Projeto Arquitetônico e Urbanístico - Universite de Paris VIII/França)
- Representante das Associações de Moradores do morro
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 15h30 - Grupos de Trabalho
16h às 17h - Plenária (apresentação das propostas dos grupos, debate e encaminhamentos).
Dia 7 de agosto (Domingo)
9h30 - Caminhada orientada no Morro Santa Teresa
Foto: Eduardo Seidl
Contato: Katia Marko - (51) 8191.7903