terça-feira, 26 de junho de 2012

Pessoal de canoas. O IFRS canoas esta oferecendo cursos de extensão gratuitos.


Cursos de extensão são ofertados à comunidade


O IFRS - Câmpus Canoas está com inscrições abertas para dois cursos de extensão nas áreas de Filosofia e Letras. Capacitação em Produção Textual para Docentes da Educação Básica e Discussões Filosóficas: Nietzsche e a Suspeita ao Projeto de Esclarecimento constituem-se nos dois projetos oferecidos à comunidade.
As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de agosto. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail comunicacao@canoas.ifrs.edu.br. As vagas são limitadas.
Abaixo, encontram-se mais informações sobre os cursos.

Capacitação em Produção Textual para Docentes da Educação Básica
Ministrante: Professora Gláucia Henge
Carga horária: 40 horas
Requisito mínimo: Ter graduação em licenciatura ou ser estudante da área.
Horário: Segunda-feira, das 18h30min às 22h30min.
Local: IFRS - Câmpus Canoas, localizado na Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870 / Bairro Igara III

Discussões Filosóficas: Nietzsche e a Suspeita ao Projeto de Esclarecimento
Ministrante: Professor Vicente Zatti
Carga horária: 20 horas
Requisito mínimo: Graduação em licenciatura ou estudante da área (comunidade externa). Alunos e servidores (IFRS) .
Horário: Segunda-feira, das 8h às 12h.
Local: IFRS - Câmpus Canoas, localizado na Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870 / Bairro Igara III
Cronograma de atividades:
20/08 - Nietzsche: vida, obra, contexto histórico-filosófico e o projeto moderno de esclarecimento.
03/09 - Nietzsche: Apolo e Dionísio como referência interpretativa da cultura ocidental.
17/09 - Nietzsche e a genealogia da moral.
01/10 - Nietzsche: niilismo, eterno retorno e o além do homem.
15/10 - Educação, técnica e a ciência na perspectiva nietzschiana.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Abertas inscrições para formação de ecoeducadores

Estão abertas as inscrições para a nova edição do curso de formação para ecoeducadores da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, a realizar-se na próxima terça-feira, 26 de junho. As inscrições são gratuitas, e as vagas, limitadas.

As aulas ocorrem no Centro de Educação Ambiental Augusto Carneiro, na sede da unidade de conservação (rua Otaviano José Pinto, s/nº), e dividem-se em parte teórica, ministrada pela manhã, e atividades de campo na trilha interpretativa guiada, à tarde.

O objetivo da atividade é qualificar as visitas educativas orientadas na área, destacando a importância das unidades de conservação da natureza, as diferentes categorias de manejo, aspectos relevantes da legislação e Plano de Manejo. O público-alvo são acadêmicos, professores vinculados a instituições de ensino e profissionais que atuam em órgãos públicos e privados que tenham envolvimento com a área ambiental.

A Reserva do Lami é uma área protegida por lei, não aberta à visitação pública, que somente recepciona atividades pré-agendadas, com objetivos educacionais.

Inscrições podem ser feitas pelo e-mail reservalami@smam.prefpoa.com.br, informando nome  completo, formação acadêmica ou profissional, instituição de vínculo acadêmica e/ou profissional, telefones de contato e número do RG.
Texto de: Aline Czarnobay
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Fonte: Site do PMPA

Projeto “Escola que Protege”


Ocorre neste sábado, 23 de junho, mais um evento do Projeto “Escola que Protege”. A atividade é gratuita e integra uma série de eventos do projeto que tem objetivo capacitar profissionais da área da educação e da rede de proteção a crianças e adolescentes sobre direitos, violência e mediação de conflitos.
O tema desta semana é “A Escola, a Família e as Tarefas de Casa”. A atividade acontece na sala 201 do Instituto de Psicologia da UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2.600 – Campus Saúde) a partir das 8h30 até às 13 horas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail escolaqueprotege2012@gmail.com, enviando nome completo e a área de atuação.
No site do Projeto “Escola que Protege” está disponível a programação completa de eventos previstos até o fim do ano.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Procempa oferece 500 vagas para cursos gratuitos de informática


A prefeitura, por intermédio da Procempa, abriu inscrições para 500 vagas nos cursos gratuitos de informática, ministrados em nove Centros de Capacitação Digital (CCD). Poderá participar qualquer pessoa com mais de 12 anos. Os cursos têm duração de 36 horas/aula, com conteúdos de introdução à informática, sistemas operacionais, pacote Office e internet.

As turmas serão formadas nos três turnos. As inscrições estão permanentemente abertas na Central de Atendimento Procempa. O contato pode ser feito pelo telefone 3289-6391, das 8h ás 18h. Para se inscrever é preciso informar o número da Carteira de Identidade, endereço e telefone. Os CCDs funcionam nos seguintes locais: Usina do Gasômetro (2), Restinga (2), Santander Cultural, Centro Municipal de Cultura (Atelier Digital), Câmara Municipal, Procempa e Centro de Ensino Médio Pastor Dohms.

Desde 2006, quando iniciaram as atividades dos CCDs, já foram capacitadas 78.496 pessoas, das quais 12,8 mil possuem mais de 60 anos. Também foram capacitados 71 cegos. As unidades do Gasômetro e Restinga atendem deficientes visuais (em parceria com a Fundação Bradesco e a Secretaria de Acessibilidade), enquanto as do Santander Cultural, Usina do Gasômetro, Atelier Digital, Câmara Municipal,  Estúdio Multimeios e CAR (Restinga) atendem grupos de idosos.


Texto de: Vinícius Moresco (estagiário - Procempa)
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

cinefórum

Pessoal. O IFRS esta realizando um CineFórum. O evento consiste em um cine com filmes e documentarios da área da sociologia e posteriormente o debate sobre o cine que concerteza agrega muito no nosso entendimento e esclarece muitoas situaçãoes do nosso cotidiano. A imagem acima é do folder de um filme que já foi assistido e o debate será na proxima terça. Porem havera ainda 12 encontros, assistindo os doze encontros recebe um certificado que pode ser usado como hora complementar, se não for possivel assistir os 12 encontros pode solicitar uma declaração de participação no evento que também pode ser usado como horas complementares.  
O sistema é: Numa Terça assistimos o filme e na terça seguinte é feita o debate sobre o filme.
O projeto é o Cine -Fórum ministrado pela Profª. Drª. Josiane R. Do Amaral e os bolsistas.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Curso de Educação Fiscal (gratuito)


Até 18 de março estão abertas as inscrições para o curso “Disseminadores de Educação Fiscal”. As inscrições podem ser realizadas no site do Programa de Educação Fiscal/RS. O curso é realizado por meio de parceria entre a Escola Superior de Administração Fazendária, do Ministério da Fazenda, e a Secretaria da Fazenda Estadual. Gratuito, é dividido em quatro módulos, certifica 160 horas e contempla a elaboração de projeto de aplicação dos conceitos de Educação Fiscal. É realizado na modalidade à distância com, pelo menos, uma aula presencial.

O objetivo do curso é formar disseminadores que trabalhem em sala de aula e na comunidade assuntos como administração pública, tributos e controle social do Estado pelo cidadão. A prioridade para o preenchimento das vagas é para educadores das redes pública e particular, além de articuladores de programas municipais de Educação Fiscal, membros de Conselhos Municipais, vereadores, servidores públicos de Câmaras Municipais e prefeituras, além de estudantes universitários.

As aulas se iniciam em 21 de março, com previsão de término em 19 de junho. Os representantes locais para tutoria, pela Secretaria Municipal de Educação, são as professoras Denise Eggers, Márcia Gil Rosa, Nilza Pereira e Rita de Cássia Miranda Lopes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-1840.


Bom o curso não tem muito haver com biologia mas é uma oportunidade gratuita de conhecimento e pra quem não tem hora complementar pode ser utilizado para negociar essas horas já que nesse curso de educação fiscal o aluno deverá elaborar um projeto pedagógico que foi um dos assuntos tratados na disciplina que finalizamos essa semana, sem falar que agrega no curriculo. Pode ser usado em sala de aula como um Tema Transversal.

click na imagem para amplia-la





fonte: http://difobservatorio2010.blogspot.com.br/2011/05/curso-de-extensao-trancriacoes-no.html
LOCAL: FACED/UFRGS
Porto Alegre, RS - Av. Paulo Gama, 110 - sala 506/502



INSCRIÇÕES: de 24 de maio a 06 de junho de 2011pelo endereço eletrônico: escrileituras.obeduc@gmail.cominformar a área de atuação e enviar uma breve justificativa de seu interesse em participar do curso.

CURSO VINCULADO AO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO CAPES/INEP - PROJETO: ESCRILEITURAS: UM MODO DE LER-ESCREVER EM MEIO À VIDA.


O Curso de Extensão é formado por cinco blocos de Oficinas, compondo o seguinte cronograma:

1) Bio-oficinas de Filosofia
Terças-feiras 07, 14, 21 e 28 de junho das 17h às 19h - 8h-a
Ministrante: Patrícia Cardinale Dalarosa

Súmula: As bio-oficinas de filosofia ocorrem por meio de experimentações, através de imersões na estrangeiridade dos textos oficinados. Assim, constituem espaços de efetuações textuais, sejam elas: aportagens de problemas; deslocamentos conceituais e autorias inesperadas entre leituras, escritas, invenções e afectos possíveis. Portanto, ler-escrever sentidos, conceitos, sensações e pensamentos implica, de alguma forma, um estado de bio-transcodificação no qual a noção de vida imanente possa ser operada em processos de criação.  Cartograficamente,  um exercício de posicionamento constante em relação a elementos de intensidades: uma geo-grafia produzida entre linhas que ora desalinham  e ora constituem novas formas de expressão. Trata-se do plano de variação que há entre os sentidos e os signos disparados com e na própria língua, também produzidos e reverberados nos modos que encontramos para dizer daquilo que passa em nós, quando algo da vida nos atinge.

Patrícia Cardinale Dalarosa é Psicóloga formada pela PUC/RS e Pedagoga formada pela UFRGS; Mestranda em Educação pela UFRGS - Membro do DIF –  artistagens, fabulações, variações. Bolsista pesquisadora no Programa Observatório da Educação CAPES/INEP/UFRGS; Assessora pedagógica na SMED/POA - Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre/RS e Sócia fundadora da Clínica Devir / psicologia e fonoaudiologia.

2) Oficina de Literatura Potencial
Terças-feiras 07, 14, 21 e 28 de junho das 19h15min às 21h15min - 8h-a
Ministrante: Máximo Lamela Adó

Súmula: A criação não se separa da compreensão, pois não se distingue teoria e prática. O saber não basta. Para criar importa, mesmo, o poder e o poder está no ato de calcular, construir, decorar, desenhar, rascunhar, em suma, fabricar; o fabricar é como um pôr-se em jogo numa ação cotidiana vulgar com aquilo em que se lida, é um pôr-se em jogo como em uma comédia. Os jogos possuem regras e pôr-se em jogo, aqui, é estar rigorosamente atento a certas regras. A oficina visa liberar a escritura por meio da criação de exercícios com restrições auto-impostas.

Máximo Lamela Adó é doutorando em Educação na UFRGS - Membro do DIF –artistagens, fabulações, variações sob orientação da Profª Drª Sandra Mara Corazza; Licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Literatura pela UFSC e Pesquisador convidado no Programa Observatório da Educação CAPES/INEP/UFRGS.

3) Oficinas de Atuação Cênica
Terças-feiras 5, 12, 19 e 26 de julho das 17h às 19h - 8h-a
Ministrantes: Paulo Mauro da Silva e Simone Araujo Lovatto


Súmula: As Oficinas de Atuação Cênica, com diversos artefatos cênicos, atua provocando “lances e contra lances”, onde os participantes são convidados a montar seu próprio espetáculo com suas afetações, suas referências, suas proposições, sua potência, numa espécie de um “faça você mesmo!”. Diante de uma série de elementos disparadores, cada um poderá formular contra lances inesperados, leituras surpreendentes, jogadas inventivas. Um jogo de “quebra cabeça” que possibilita  as diferentes singularidades, as infinitas possibilidades, o inesperado, as manifestações plurais, num processo intenso e infinitivo de criação e pensamento.

Paulo Mauro da Silva possui Bacharelado em Direção Teatral ( UFRGS, 1980); Licenciatura Plena em Educação Artística (UFRGS, 1982); Educação e Patrimônio Histórico Cultural (FAPA,  2000);  Mestrado em Educação (UFRGS/FACED, 2005).  É professor de Artes da Rede Municipal de Ensino (SMED) de Porto Alegre desde 1985 e atua na Coordenação da Educação de Jovens e Adultos  (EJA/SMED).

Simone Araujo Lovatto é Licenciada em Letras (Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa de 1º e 2º Graus) (PUCRS, 1995); Especialização em Psicopedagogia (PUCRS, 1998); Especialização em Orientação Educacional (Unilasalle, 2005); Professora Municipal desde maio de 2000 (Rede Municipal de Ensino POA). Atuando, também, na Coordenação Adjunta da EJA SMED – POA desde junho de 2009 e como Gestora Local do Programa Brasil Alfabetizado – SECAD/MEC.

4) Oficinas de (Des)educação Musical
Quintas-feiras 4, 11, 18 e 25 de agosto das 17h às 19h - 8h-a
Ministrante: Edu Pacheco

Súmula: A proposta da oficina é criar situações onde o fazer musical possibilite o exercício do pensamento em arte como elemento problematizador das situações cotidianas nas quais os participantes estão inseridos. Para tal, pensar na música como possibilidade de relação com a vida através das texturas, intensidades, combinações em que os sons e o corpo possam promover, enquanto pesquisa, composição e criação a execução de ruídos, sons, melodias harmonias e ritmos. A partir dessa perspectiva os participantes são convidados a inventar relações com as músicas do mundo, entre elas as suas próprias criações, ouvindo, compondo, tocando/cantando e escrevendo “colocando música, movimento e escritura em estado de coexistência”. 

Eduardo Guedes Pacheco é Bacharel em Percussão – UFSM; Mestre em Educação – UFSM; Prof. de Ed. Musical - UERGS/UNISC; Coordenador Pedagógico Associação CUICA e Doutorando em Educacão - LINHA DE PESQUISA FILSOFIAS DA DIFERENÇA E DA EDUCAÇÃO – UFRGS.

5) Oficinas Espiritográficas de co-criação dialógica
Quintas-feiras 4, 11, 18 e 25 de agosto das 19h15min às 21h15min - 8h-a
Ministrantes: Idalina Krause e Fran Canêz

Súmula: Trata-se de uma evocação desesperada por Dionísio, uma urgência de embriaguez, libertação da aparência que Apolo, quando solitário apresenta. Escrever fazendo emergir das palavras sensações que não representam nem significam. Textos que não descrevem produzidos por olhares e corpos tragicriadores que encontram na vida matéria infindável para a eterna produção da diferença. Textos escripintados com todos os sentidos reconfigurados em corpos que cheiram, ouvem, degustam, tocam e até olham. Da clausura imposta pela sociedade disciplinar cujo lema é o “tu deves” e “faça como eu” ativar espíritos, promover encontros. Fazer circular, dançar, fluir via diálogos os elementos de poder que proclamam a inércia do pensamento, através de encontros dramáticos de escrileitores em educação.

Maria Idalina Krause é Bacharel é Licenciada em Filosofia pela (PUC/RS), com especialização em Filosofia Contemporânea e Brasileira (PUC/RS) e em Filosofia Clínica (Instituto Packter, Porto Alegre). Mestranda em Educação na UFRGS – Membro do DIF artistagens, fabulações, variações sob orientação da Profª Drª Sandra Mara Corazza. Bolsista pesquisadora no Programa Observatório da Educação CAPES/INEP/UFRGS.

Franciane Canêz Cardoso é Licenciada em Artes Visuais (UFPel, 2004). Com experiência Docente na área de Artes, com ênfase em História da Arte. Especialista em Educação com ênfase em Educação, Arte e Filosofia contemporânea. Mestranda em Educação da Universidade Federeal do Rio Grande do Sul e Membro do DIF artistagens, fabulações, variações.

click na imagem para amplia-la


click na imagem para amplia-la