Na terça-feira, 24, terá início o primeiro de cinco encontros que discutirão os processos inclusivos na educação infantil. O ciclo de palestras acontece até 22 de junho, no auditório da Faculdade de Educação da PUCRS, no prédio 15, sempre das 8h às 12h.
Na primeira reunião, serão abordadas as temáticas “Contextualização histórica da educação especial e da educação inclusiva”, apresentada pela coordenadora-adjunta da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Ana Rosimeri Araújo da Cunha, e “A literatura infanto-juvenil nas águas da inclusão escolar”, a cargo de Daniela Corte Real, doutoranda pela Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (GEPE).
Nos encontros seguintes, serão trabalhadas as temáticas “Crianças surdas na educação infantil”, “Inclusão de crianças com deficiência visual”, “Inclusão escolar de crianças com altas habilidades”, “Crianças com deficiência física – recursos que facilitam a inclusão” e “A convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência”.
Para Ana Maira Zortea, assessora da Educação Especial da Smed, o evento é uma forma de instrumentalizar o professor. “Já passamos da discussão se a inclusão deve ou não acontecer. Este encontro serve para qualificar o trabalho pedagógico”, explica.
As atividades são destinadas a professores de educação infantil que atuam em escolas da rede municipal de ensino e nas instituições conveniadas à prefeitura. A programação completa pode ser vista aqui.
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